Brasil um país castigado dependência química.
É um fato que as drogas se alastraram pelo mundo e que vem causando terror e horror nas famílias e lares que antes tinham base forte.
A indústria de drogas ilícitas movimenta 320 bilhões de dólares e mata até 200 mil pessoas em todo mundo e ainda é estimado que 5% da população de 15 a 64 anos, já experimentaram ou usaram alguma droga desse tipo, diz relatório publicado pela ONU.
O Brasil é um dos países que vem sendo castigado com o uso dessas substâncias, que causam a dependência química. Famílias estão se destruindo devido ao uso dessas substâncias, e a dependência química parece não haver solução, estamos fadados a esperar a morte de um ente querido, ou esquecer que nosso filho ou filha se retirou de casa para o uso e não sabemos se ele voltará. Às vezes esquecemos que grande parte dos dependentes químicos que vemos às ruas tem um lar ou algum lugar para ir, mas já não é aceito pelo perigo que ele leva a própria família.
Falta espanto na nossa sociedade, passamos a achar normais as situações de uso de drogas devido as quantidade que elas acontecem, vemos pessoas o tempo todo destruídos pelo crack, a dependência química destrói o sonho de um pai ser um pai, de uma família ser uma família, mas apenas nos desviamos os olhos do foco e pensamos que não podemos ajudar, damos umas desculpa, agimos com individualidade, o dever só vem a nós quando nos atinge de alguma forma.
Falta indignação, não podemos aceitar os filhos de uma nação tão cheia de alegria serem escravizados pela dependência química, temos que tirar a idéia que é impossível a recuperação, pois isso é a desculpa que usamos para conter as possibilidades da ajuda que possamos oferecer. A recuperação da dependência química existe, na verdade existem também pessoas que se comprometeram com a causa, pessoas que não aceitam essa realidade sórdida do uso de drogas, pessoas que resolveram tomar seus lares de volta, pessoas que acordam pensando qual a melhor maneira de ajudar uma pessoa que a dependência química roubou, existe mães, irmãos e filhos que entraram na briga contra a dependência química e não ajoelharam diante do que parecia óbvio.
Falta comprometimento, um pensamento não vale nada se não for movido por uma ação, às vezes a família fica paralisada, não te reação deixa o ente se autodestruir na esperança de que um dia ela possa voltar a ser o que era ou que pelo menos não extrapole. Uma esperança falsa, a doença da adicção é progressiva incurável e fatal, mas ela tem tratamento e pode ser detida. Hoje a recuperação é possível, existem várias pessoas que já tiveram problemas com drogas se livrarem da dependência química, pessoas que estão buscando uma nova forma de viver, pessoas que foram levadas a um tratamento que deram a ele uma opção, uma escolha, que a droga antes havia tirado.
Cabe a nós a não fazermos parte da massa, de pararmos o avanço das drogas em nosso país, cabe a nós incidirmos contra essas situação, não vamos deixar que nossos filhos e ou familiares morram junto a um percentual de números que incitam a dificuldade de recuperação, vamos buscar nosso milagre, vamos buscar hoje a recuperação não só para dependência química, mas também para nossa família, nosso município, nosso estado, nosso Brasil.
Clinica Vida Serena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário