quarta-feira, 22 de agosto de 2012



NOVO CÓDIGO PENAL.

Excelentíssimos senadores responsáveis pelo julgamento do no Novo Código Penal Brasileiro:
O consumo de drogas tornou-se motivo de preocupação constante da sociedade Brasileira. Gostaria de comunicar-lhes que mais de 1,5 milhão de brasileiros consomem maconha todos os dias. O dado faz parte do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), primeira amostragem sobre o consumo da droga no Brasil. O trabalho foi realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sob coordenação do psiquiatra Dr. Ronaldo Laranjeira.
A pesquisa realizada pelos pesquisadores da Unifesp nos mostram a realidade da situação. Srs., com a legalização o consumo tende a aumentar, pois não havendo necessidade do traficante pagar propina, não pagando impostos, este terá condições de comercializar num preço bem mais acessível facilitando o usuário na aquisição de um volume maior da substância. Sem falar do aumento de pontos de venda , ou seja, as antigas "biqueiras". E com a legalização, várias pessoas passarão a consumir as drogas.
A maconha é uma substância psicoativa perturbadora do sistema nervoso central. Não podemos esquecer que a maconha altera a percepção de tempo e espaço, tornando perigosas atividades como por exemplo, atravessar a rua, dirigir automóveis, operar máquinas sob seu efeito, etc. A maconha faz com que a pessoa fique distraída e sem motivação para fazer suas coisas. Caso seja legalizada os traficantes na certa migrarão para outros tipos de drogas, com o intuito de oferecer e agradar os seus "clientes" e aumentando assim seus próprios lucros, sabemos que a maconha é o ponto inicial para o envolvimento com substâncias ainda mais "pesadas" e muitos poderão ter curiosidade em experimentar outras drogas.
No Brasil está aumentando o número de dependentes, segundo a pesquisa da Unifesp um em cada dez adolescentes usuários de maconha é dependente da droga. Vamos legalizar para depois se preocuparem com um tratamento especializado, com repressão ao tráfico, não seria melhor a prevenção?
Os usuários dependentes de maconha necessitam de tratamento, mas muitos ainda não perceberam os prejuízos causados pela droga. Esperamos que os Srs. senadores responsáveis pela elaboração do novo Código Penal analisem bem as conseqüências e os malefícios que as drogas de um modo geral causam à sociedade, principalmente para o futuro de nossos jovens e com isso extirpem de uma vez por todas, da nova Lei esse assunto.
A sociedade de um modo geral, principalmente os conscientes agradecerá hoje e no futuro as boas ações dos senhores.
Adriana Moraes, psicóloga pós-graduanda em Dependência Química.


Nenhum comentário:

Postar um comentário