sexta-feira, 9 de março de 2012


Crack, pedra no sapato dos governos.


Feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio, uma forma impura de cocaína e não um subproduto, a fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos devido ao fato de área de absorção pulmonar ser grande. Seu efeito dura de três a dez minutos, provocando euforia mais forte do que a cocaína, após o que produz muita depressão,levando o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência.

O governo federal deve firmar com oito estados, até o fim do primeiro semestre, o termo de adesão ao ‘Programa Crack, é possível vencer’. O pacto entre as diferentes esferas de governo tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

O combate a esta droga nefasta requer a criação de uma força-tarefa que envolva as três esferas de poder. União, estados e municípios e que deve envolver equipes multidisciplinares que atuarão desde a repressão pelo aparato policial combatendo a entrada, distribuição e comercialização, ao atendimento médico e assistência psicológica aos dependentes químicos. O Governo lançou um plano nacional de combate às drogas, cuja metodologia deverá atuar de forma ostensiva nas fronteiras brasileiras, sobretudo na região norte, pela proximidade com a Bolívia, Perue Colômbia. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que,em 2008, os governos relataram a descoberta de 9.730 instalações clandestinas “laboratórios” envolvidas no processamento de coca, em comparação com 7.245 em 2007. Mais de 99% dos laboratórios foram localizados nos três países que cultivam a coca: Bolívia, Colômbia e Peru.

Nos últimos quatro anos, houve um aumento significativo no número de laboratórios de processamento de coca desmantelados nesses países e também em outras partes do mundo. Em 2008,a existência de laboratórios de cocaína também foi relatada em outros países da América do Sul,como Argentina , República Bolivariana da Venezuela, Chile e Equador.

Os governos de todo o mundo estão preocupados com o avanço do tráfico de drogas e que tem consumido uma parcela significativa dos orçamentos para o combate e a repressão a atividade ilícita. Há carregamentos de cocaína ocorrendo por via aérea a partir de diversos países sul-americanos (Brasil, Argentina, Uruguai,etc.), do Caribe (Antilhas Holandesas, República Dominicana, Jamaica, etc.) e de países da América Central (incluindo a Costa Rica) com destino à Europa. Os carregamentos também são enviados em pequenas aeronaves a partir da República Bolivariana da Venezuela ou do Brasil para diferentes destinos da África Ocidental.

A sociedade Civil precisa assumir a sua responsabilidade, pois o problema das drogas não é apenas dos governos ou dos viciados,é um problema de todos nós, da família, que deve ser a guardiã da estabilidade social e também das instituições religiosas que exercem uma influência muito grande nos costumes e cultura das pessoas. Depende de todos a mobilização por uma juventude sem drogas e por uma sociedade mais humana e fraterna.


George Hilton
 Deputado federal e membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário