sábado, 29 de março de 2014


RISCO: DE CAMISINHA A DROGAS: 7 NÚMEROS SOBRE OS JOVENS BRASILEIROS.

 Revista Exame

Um terço dos jovens bebem e dirigem, 20% deles fumam e 12% das meninas já fizeram um aborto: veja mais números sobre o comportamento de risco dos jovens brasileiros

Beatriz Sousa

Jovens consomem cigarro de maconha: 5% dos jovens brasileiros relataram ter fumado maconha no último ano
São Paulo - Mais de dois terços dos jovens nunca usam camisinha em suas relações sexuais. O número preocupante faz parte do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira, que analisou o comportamento de risco dos jovens brasileiros.Chama a atenção o consumo irresponsável de álcool - muitas vezes associado à direção -, o uso de drogas entre os menores e o sedentarismo - apenas 2 em cada 10 jovens fazem atividade física.

Veja a seguir 7 números que refletem o comportamento de risco dos jovens no Brasil:

1. Um terço dos jovens bebe e dirigeMetade dos jovens consomem bebidas alcoólicas. O consumo começa cerca de 3 anos da idade permitida por lei. Isto é, aos 15 anos meninos e meninas já experimentam suas primeiras doses de cerveja.Não só começam cedo, como também bebem muito. Segundo a pesquisa, 36% dos jovens afirma fazer uso nocivo do álcool, isto é, bebem 4 ou mais doses de álcool em 2 horas.Chama atenção também a quantidade de jovens que dirige alcoolizada. Quase um terço dos rapazes entrevistados disseram ter dirigido após beber pelo menos uma vez no último ano. Já as meninas, embora só 4% tenham feito a mesma coisa, quase 30% delas já foi passageira de um motorista embriagado.

2. 2 em cada 10 jovens fuma O consumo de cigarro pelos jovens vem diminuindo nos últimos anos. Entretanto, a parcela de fumantes jovens ainda preocupa. Sobretudo entre os meninos: 5% dos meninos menores de idade e 18% de jovens declararam serem usuários.

3.  Mulheres preferem cocaína à maconhaA maconha é droga preferida dos jovens brasileiros. Cerca de 5% deles relataram ter usado a droga no último ano, sendo os homens a maioria. Já entre as mulheres, o consumo de cocaína (2%) é maior que o de maconha (1,4%).

4.  Quando bebem, jovens brigamSegundo a pesquisa, o uso de drogas e o consumo de álcool está altamente associado com o envolvimento em violência urbana entre os jovens. Pouco mais de 5% dos jovens já se envolveu em brigas.Além disso, embora a violência urbana seja um problema reconhecido pelos jovens 86,3% deles disseram que não evitam frequentar determinados lugares por medo de assalto.

5. Uma em cada 10 meninas já fez um abortoA gravidez na adolescência é sabidamente um problema de saúde pública. Os números são alarmantes: 12% das meninas entre 14 e 20 já sofreram um aborto. A perspectiva também não é boa, visto que 29% dos meninos e 38% das meninas disseram não utilizar camisinha nunca ou quase nunca em suas relações sexuais.

6. Apenas 2 em cada 10 jovens faz atividades físicas

O cuidado com a saúde parece não estar entre as prioridades dos jovens. Cerca de 80% deles disse não fazer nenhuma atividade física pesada, como correr, praticar um esporte ou frequentar a academia. Entre as mulheres, o número é ainda maior: 86% delas não se exercitam.7. Um terço das meninas tem sintomas de depressãoEstima-se que 21.2% da população de jovens possua indicadores de depressão. Nas mulheres, o índice é maior (28,3%) que nos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário