terça-feira, 20 de agosto de 2013

 

“As políticas de legalização das drogas se transformaram num desastre”.

 

Osmar Terra
            A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou projeto de lei que regula e dá ao Poder Executivo o controle da produção, consumo e distribuição da maconha no país. A proposta é da Frente Ampla, coalizão de esquerda da qual faz parte o presidente José Mujica, e foi encaminhada ao Senado, onde o governo tem maioria, com chances de ser aprovada.
            O deputado federal Osmar Terra, autor do projeto de lei 7663/2010 que aumenta o rigor das penas a traficantes de drogas, aprovado na Câmara e enviado do Senado brasileiro, lamenta a decisão uruguaia e faz uma advertência:
            - Antevejo uma tragédia no país vizinho. Como médico, ex-secretário da Saúde do Rio Grande do Sul durante oito anos, conheço as questões de saúde pública.
            Se aprovada no Senado , não acredita no sucesso da proposta:
            - As políticas de legalização das drogas se transformaram num desastre, como ocorreu na Suécia. Até o final dos anos 1960, todas as drogas eram liberadas na Suécia. A criminalidade e o custo social chegou a tal ponto que o governo reviu a legislação, reduziu o crime e hoje a Suécia é o país que mais reprime o tráfico e uso de drogas. Até o usuário é preso.
            Osmar Terra ressalta que o presidente José Mujica está engando:
            - O argumento usado no Uruguai é “se liberar vai diminuir o tráfico”. Afirmo que aumentará o tráfico, muita gente vai adoecer e o governo terá que reprimir de novo. A experiência em outros países já mostrou que não dá certo.
            Terra não aceita o argumento de que a estatização da produção da maconha vai enfraquecer o poder dos traficantes:
            -  É mito dizer que a maconha não vicia e serve até como remédio. Hoje, a maconha é uma droga pesada , vinte vezes mais potente que aquela do tempo de Woodstock
            Para o deputado, há uma tendência mundial para legalizar as drogas financiado por pessoas interessadas em viabilizar economicamente os recursos movimentados pelo narcotráfico:
            - Se legalizarmos, quem vai produzir maconha são as grandes multinacionais do tabaco, que olham por um  mercado promissor. Poderemos comprar crack no supermercado, maconha no bar da esquina. Isso vai aumentar o número de usuários, de dependentes que vão precisar de um tratamento caríssimo por toda a vida. A dependência é uma doença sem cura. Quem está atrás das campanhas para liberar as drogas? Nos Estados Unidos, os financiadores das campanhas de liberação das drogas são especuladores financeiros que querem botar mão no dinheiro que está circulando clandestino com o tráfico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário