sexta-feira, 19 de julho de 2013




Pesquisa realizada na cidade de São Paulo, pela UNIAD/Unifesp/Inpad, no ano de 2009, apontou que, em média, nove  pessoas são afetadas pelo impacto da dependência química de um ente querido, número que extrapola o da família nuclear que é formada, em média, por três pessoas.
Convivendo com sentimentos opressores como tristeza (28%), impotência (26%), dor, angústia, raiva, desespero, culpa, pena, decepção, solidão e medo, a família do dependente químico é grupo de risco para problemas de saúde, seja no âmbito das doenças emocionais, psíquicas ou físicas. Este impacto corresponde aos vividos por familiares de doentes terminais.
Estudos mostram que tratamentos para dependentes químicos que envolvem a família alcançam melhores resultados. Já na prevenção, a família é a grande célula de sustentação para que o jovem não entre no caminho das drogas.
Ainda na pesquisa de 2009 foi constatado que 47% dos familiares que descobrem a dependência do ente querido procuram a primeira ajuda nos grupos de apoio (recursos da comunidade), religião e Igreja. Trinta e sete por cento destes familiares elegeram como tratamento mais eficaz os grupos, a religião e a Igreja.
Os dados acima mostram que a família, a Igreja e a Comunidade são os principais pilares na prevenção e no tratamento da dependência química.

Atenta a este panorama, a Equipe ARCA irá realizar o Seminário com o tema:

“Família, Igreja e Comunidade” – A importância no contexto da dependência química”.

Dia/Horário – 08 de agosto de 2013, das 08:00 as 13:00 horas.
Local – FERLAGOS – Av.Julia Kubitschek, 80, Cabo Frio, RJ, (rodoviária).
Entrada franca.


PROGRAMAÇÂO.


08:30 – Abertura.

09:00A espiritualidade como fator de risco e proteção na família.
              Padre Haroldo Rahm.

10:00 - Familia: Problema e solução na dependência química.
            Romina Miranda.

11:00 – Igrejas nas comunidades – A força da união.
             Pastor Fabrício Valladares – Centro Evangelista Internacional – CEI.


Outras Informações: (22) 9914-3450


Romina Miranda Cerchiaro é jornalista, editora da revista Anônimos – publicação especializada em dependência química – autora do livro “Uma só palavra – O legado de Padre Haroldo Rahm para o tratamento da dependência química” , escreve no blog codependencia.com.br, e apresenta  os programas “Uma só palavra” nas redes de TV Aparecida e Net Cidade SP.
Atuou como editora da Revista Amor-Exigente e como apresentadora no Programa de mesmo nome, apresentado na Rede Vida. Também foi editora do Jornal Ação, veículo da Instituição Padre Haroldo.
Pós-graduanda em terapia familiar sistêmica pela Unifesp ( Universidade Federal de São Paulo) e coordenadora de grupos familiares de Amor-Exigente, em São Paulo,Romina passou a integrar a equipe do Inpad ( Instituto de Pesquisa de Álcool e Drogas), em parceria com a Unifesp, como pesquisadora na área de familiares de dependentes químicos, realizando, com a equipe, 3.000 entrevistas em todas as capitais brasileiras.
Atualmente, Romina integra a equipe operacional do FreeMind (www.freemind2014.com.br),   coordena Cursos na Área da Família na Febract – Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e realizada orientação e aconselhamento de famílias que convivem com a dependência química.


Padre Haroldo Joseph Rahm é sacerdote jesuíta , nasceu no Texas, EUA, em 1919. Em El Paso, cidade de fronteira com o México, ficou conhecido por eliminar as gangues de rua por meio de seu trabalho com os jovens.
Graduado em Teologia no Saint Mary´sCollege, em Filosofia no Spring Hill College, Alabama, e em Artes da Loyola University, New Orleans, LA, veio para o Brasil em 1964, onde foi um pioneiro.
 Quando ainda não se falava em tratamento para a dependência química ele criou, em Campinas, a Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus para tratar alcoolistas e dependentes de outras drogas. A partir daí, não parou mais de fundar ou participar ativamente da fundação de entidades voltadas para o auxílio aos dependentes e seus familiares, entre elas a Pastoral da Sobriedade, o Amor-Exigente, a Febract, a Flact e a Instituição Padre Haroldo, que é reconhecida internacionalmente como umas das três melhores Comunidades Terapêuticas do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário