sexta-feira, 17 de maio de 2013


DROGA NÃO CONSTRÓI!
NOÉLIA COSTA AMARAL - Fórum de Combate às Drogas e Cons. de Políticas sobre Drogas.
Precisamos pensar em trabalhar os vários segmentos da sociedade para conseguirmos unir todos na luta contra drogas. Infelizmente, muitos estão afetados com essa problemática.
Construir tijolo por tijolo nessa luta insana e desigual, onde nossa sociedade é desorganizada e o crime é organizado, é muito difícil, mas, na minha opinião, cada um tem sua missão, cada pessoa pode ser um tijolo na construção de uma vida saudável.
Mostrar o perigo, o mal, os males causados devido ao uso abusivo das drogas é importante demais. Informar que existe uma saída, quando alguém está no fundo do poço, é salvar vida.
Ao longo desses cinco anos de luta, percebo que, a cada dia, a coisa piora. Fico muito triste em ver a falta de sensibilidade de algumas autoridades constituídas, que poderiam fazer a diferença nessa luta e muitas vezes nada fazem.
A prevenção na sua totalidade é muito eficaz; quando existe um foco realmente, temos bons resultados. Prevenir é chegar antes do problema instalado, é mostrar de uma maneira criativa e pontual porque não usar drogas. Porque dizer não, de uma forma firme e acreditando que estamos certos.
A prevenção começa dentro de casa, com a família, com diálogo e compreensão. A escola tem também um papel muito forte nesse contexto, precisamos quebrar os preconceitos, precisamos ter mais solidariedade em relação ao dependente químico, saber que é um problema de saúde.
Qualquer pessoa pode fazer sua parte em relação ao tema drogas, basta querer. Devemos nos unir pela causa, sem vaidades, sem disputas inócuas, que não levam a nada.
Precisamos ocupar nossos jovens, com escola em tempo integral, esporte, lazer, praças devidamente equipadas para atrair nossas crianças e adolescentes para um mundo com saúde, um mundo onde existam sonhos e esperança.
Sinto falta de lugares bonitos com gente feliz, com crianças sorrindo e brincando. Precisamos de amor e serenidade de vida. Construir uma vida melhor sem drogas, é ter qualidade de vida, é mostrar que existe, sim, uma vida feliz sem drogas.
Tenho certeza que, se cada um fizesse sua parte, de alguma maneira algo mudaria.
O maior problema na luta contra as drogas é que não existe humildade suficiente para entender que juntos somos forte e fazemos a diferença. Ninguém vence a luta sozinho, vamos dizer um sonoro não às drogas e fazer ecoar nos lares, nas escolas. Vamos gritar, se possível; vamos, de uma forma impactante, trazer a sociedade para essa luta que é de todos. Enfim, vamos mostrar que droga não constrói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário