quarta-feira, 13 de março de 2013

 
Políticas Públicas para a Maconha
Maconha não sai da pauta desde os anos 60. Ora com imagem maligna ora até terapêutica. Não é, certamente um produto qualquer. Como o tabaco e o álcool, merecem muito espaço em nossa reflexão cotidiana. Pois não é que, dia desses, uma jovem paciente me falava de uns dias passados na Califórnia, Estado americano cheio de ousadias sociais. Fumou maconha por Los Angeles sem qualquer constrangimento. E mais, soube que, por vinte ou trinta dólares, compraria um cartão que o habilitaria a apresentar-se como doente que demanda uso de maconha. Isto lhe permitiria acesso franqueado a farmácias verdes especializadas. Outros estados americanos avançaram para a liberação do uso chamado recreacional. Na Europa e mesmo na America latina, outros países ensaiam liberar a maconha.
É tentador fechar a reflexão possível em posições extremas, mas também parece inútil A perspectiva de uma sociedade com grande número de usuários de uma droga de ação longa e modeladora de atitude diante da vida e que desfruta de imagem de benignidade parece assustador. mas esta é a perspectiva do Psiquiatra que dá atenção a usuários transformados em pacientes por peculiaridades da interação gene-ambiente, incluindo, é claro, no ambiente a maconha. É uma vulnerabilidade muitas vezes já bem conhecida da família, outras tantas surpreendente para os entes mais queridos. Tipicamente são pais perplexos com a prioridade dada à droga, em meio a tantos potenciais interesses.
Jovens letárgicos, sedentários, gregários, entre iguais usuários mistificadores do estado mental produzido e mantido pela maconha. Todos, ainda que exitosos, inscrevendo-sed entre os de potencial significativo insuficientemente explorado. Um manto de ideologização de uma vida percebida como hedônica e avessa a supostos exageros de entrega a um sistema social devorador de ambições e, quem sabe, de vida.
Enfim, pregadores de uma vida simples, na verdade muitas vezes tristemente simplória. Cabe sempre lembrar que o viés aqui utilizado é o do Psiquiatra diante de sua clientela usuária de maconha a queixar-se de um desempenho pífio, pobre para um dado potencial. A vida tem muito a exigir e oferecer. A maconha entra na lista das ofertas de um custo não tão evidente, mas bem alto.
Todo esse arrazoado para enfocar a organização de Políticas Públicas específicas para a maconha em nosso Brasil. O debate já se tornou endêmico e segue aquecido. Em nosso congresso Brasileiro da ABEAD, marcado para a semana da Pátria deste próximo setembro vai repercutir a pauta social e científica que acolhe o tema da maconha. A tradição de debates aquecidos pela ciência e detonados por posições definidas deverá produzir um evento a marcar o calendário nacional na área da dependência química. Estamos tramando nos bastidores para que seja um sucesso histórico, capaz de mexer também em Políticas Públicas para a álcool, tabaco, maconha e outras drogas!
 
* Carlos Salgado é psiquiatra e coordenador da Comissão Científica do Congresso Brasileiro da ABEAD 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário