quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

 
 
A causa e o efeito.
Certo escritor, morto há 20 anos, passou a vida bebendo uísques nobres em salões idem, na companhia de ministros de Estado, diplomatas, poetas estrangeiros e belas mulheres. Todos o admiravam e, por muito tempo, seu consumo alcoólico não interferiu no apreço que lhe dedicavam. Mas, um dia, a coisa saiu do controle. Já perto do fim, estava reduzido à pinga e aos botequins mais sórdidos de Ipanema, e mesmo estes o proibiam de frequentá-los -porque sua decadência e agressividade afugentavam os outros clientes.
Quase o mesmo quanto à cocaína. Por um tempo razoável, seus adeptos conseguem manter o consumo a níveis que não interferem na sua criatividade, eficiência ou vida familiar. Mas tal consumo pode crescer até tornar irritante ou secundário tudo que não seja a droga. A médio prazo, o destino desse usuário é o gueto, a criminalidade ou a morte.
Com o crack, não há tempo para nada. Desde o começo, dependência e vida "normal" se excluem. Na terceira ou quarta pedra, o indivíduo já tem de abrir mão de família, emprego, compromissos. Como a dependência precisa ser satisfeita em tempo integral, ele não pode ficar longe do traficante. Daí a cracolândia -a calçada, o buraco na parede, o cobertor, os ratos, as doenças crônicas, a imundície e a promiscuidade para os quais seus prisioneiros se mudam.
Curiosamente, ainda há quem acredite que a cracolândia é um produto da miséria, não da droga e que, se se resolvesse o problema de moradia e saúde daqueles miseráveis, eles se "reinseririam socialmente". Como se, no contingente da cracolândia, não houvesse médicos, advogados, professores, comerciários -todos ex, claro-, jovens de várias classes sociais e até suas mães, que foram lá para buscá-los e também ficaram.
A miséria está por toda parte, mas as cracolândias são localizadas. Por enquanto.
Ruy Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário