domingo, 4 de março de 2012



Embora cresça no Brasil o número de mulheres com abuso ou dependência de álcool e outras drogas- principalmente o crack- elas ainda seguem tendo dificuldade de acesso e engajamento aos serviços tradicionais disponíveis para o tratamento da dependência química em nosso país, permanecendo sem um foco estratégico específico na tomada de decisão dos gestores de políticas públicas. Algumas necessidades adicionais, relativas ao tratamento de mulheres dependentes químicas, devem ser enfatizadas, com a finalidade de possibilitar melhores resultados terapêuticos, entre eles, a necessidade de ter enfermarias especialmente destinadas para o tratamento de algumas demandas do universo feminino com envolvimento com álcool e outras drogas de abuso, cuidados preventivos para os filhos de mulheres dependentes químicas, suporte ginecológico e obstétrico, inserção em grupos de mutua ajuda, reinserção e reabilitação social.
Dia: 30 de março de 2012.
Teatro Municipal de Cabo Frio, RJ.(entrada franca e certificado de participação).
 Programação:
8:00: Coffe-break
8:30 as 10:30: Vulnerabilidades e especificidades do tratamento da Dependência Química em Mulheres. Palestrante: Dra. Alessandra Diehl
10:30 as 11: 30: A mulher dependente química e os 12 passos.Palestrante: Maria Eugenia Lara Silva
11:30 as 12:30: E os filhos de mulheres dependentes químicas: necessitam de um olhar especial ? Palestrante: Dra. Alessandra Diehl

Alessandra DiehlAlessandra Diehl  -  médica-psiquiatra,com Formação em Pesquisa Clínica e Especialização em Dependência Química e Sexualidade Humana. Pos graduanda da Universidade Federal de São Paulo/ Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD). Tem experiência com ensaios clínicos e atuação na área de pesquisa e tratamentos para dependência química. O interesse recente é em estudos e atuação na interface dependência química, sexualidade e diversidade sexual. Autora de 3 livros : (1) Tratamentos Farmacológicos para Dependência Química: da evidência científica a pratica clínica. Editora ARTMED, 2010. (2) Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas. Editora ARTMED, 2011. (3) Sexualidade e Saúde Sexual. Editora Roca, 2012 (no prelo).

Maria Eugênia Lara Silva - Conselheira em 12 passos, trabalha na enfermaria de dependência química da UNIFESP, atualmente cursando o Curso de aconselhamento em dependência Química na UNIAD/ UNIFESP.




Um comentário:

  1. Tive o IMENSO prazer de assistir esse Seminário. Foi realmente muito esclarecedor, motivante e emocionante. Ver quase todo aquele Teatro a chorar, isso quer dizer q a sua vida, Maria Eugênia Lara Silva (Mel Lara) e da Dra. Alessandra Diehl valem a pena a cada minuto. Vale a pena cada momento da luta de vocês. Espero com certeza que muitas pessoas políticos, igrejas, escolas, etc, etc) possam se conscientizar da importância em saber muito mais sobre a Dependência Química: o que faz aos indivíduos, o que acontece com as famílias, etc! Que Deus esteja sempre com vocês, dando muita força, garra e esperança de que tudo pode ser melhor!

    Márcia Valéria Ramos ( Marcinha Ribeiro )

    ResponderExcluir