quarta-feira, 5 de março de 2014

Andrea-Matarazzo-lei-de-incentivo-a-cultura

As várias cracolândias de São Paulo.

Diário de S. Paulo - Por Andrea Matarazzo.
Nos acalorados debates sobre  a disseminação do crack a céu aberto na cidade de São Paulo, o que não falta é divergência de opiniões sobre o tema.  No entanto, em meio a inúmeros posicionamentos antagônicos, existe espaço para convergências.
Parece ser consenso que qualquer esfera de governo, ao propor programas de combate à Cracolândia — como aquela que se instalou na região central de São Paulo — e seus desdobramentos — as minizonas de consumo e tráfico que se espalharam pelos bairros da cidade — terá de, obrigatoriamente, ancorar suas ações em duas vertentes distintas, mas complementares: o acolhimento e tratamento do dependente químico e o cerco ao narcotráfico.   O programa De Braços Abertos, implantado recentemente pelo prefeito Fernando Haddad, porém, vai contra essa linha de atuação. Não faz sentido acolher o dependente em hotéis circundados de traficantes na mesma região onde são absorvidos pelo crack. E pagar para eles. É preciso levá-los para locais longe do alcance do narcotráfico. Seu trabalho, da mesma forma, não deve ser nessas redondezas.
  A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social parece, em boa hora, admitir internamente que, de fato, os hotéis centrais não são braços acolhedores ideais. Tanto é que já existe a procura de alojamentos alternativos em outras áreas da cidade. O ideal, no entanto, seria encaminhar os dependentes para locais onde sejam oferecidos tratamentos adequados visando sua reinserção social.     E como a rede do tráfico atua onde existem potenciais consumidores de todo e qualquer tipo de droga, é preciso que o aparato repressivo e de inteligência das forças de segurança pública atue com tolerância zero em relação aos traficantes, sempre dentro dos limites legais, impedindo a formação de microcracolândias nos bairros da cidade.   O êxito do combate ao crack na cidade onde vivemos e trabalhamos passa pela real capacidade de ações articuladas nos campos social e de segurança.   Andrea Matarazzo é vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário